quarta-feira, 4 de maio de 2016

 GRIPE OU RESFRIADO? QUANDO SE PREOCUPAR?

Junto à chegada de estações mais frias, é comum  o aumento da ocorrência de doenças respiratórias, em especial o resfriado e a gripe. É importante esclarecer que o problema na transmissão dessas doenças não é o frio propriamente dito, mas as aglomerações que se formam em ambientes fechados quando baixa a temperatura. As aglomerações levam a proximidade entre as pessoas, o que facilita a transmissão do vírus. Portanto, o frio não é causa da gripe, apenas cria condições para maior disseminação do vírus em lugares não ventilados onde as pessoas tossem, espirram, ou falam muito perto umas das outras.
Em virtude de tradições culturais, qualquer espirro ou sintoma semelhante é tratado como uma gripe, resfriado etc. sem qualquer distinção. A LACliM sempre atenta as dúvidas freqüentes da população montou esse texto buscando explicar as diferenças, como tratar e quando você deve se preocupar.  
Primeiramente vamos entender o que o resfriado: uma infecção aguda causada por vírus,em geral sem febre, na qual as principais manifestações se desenvolvem em via aérea superior com secreção nasal e obstrução nasal. A infecção pelo agente pode ser facilitada por distúrbios emocionais, fadiga e processos alérgicos. Há mais de 200 vírus implicados nesse processo infeccioso, por isso no decorrer da vida podemos ser acometidos por dezenas ou centenas de resfriados.
Já a gripe, é uma infecção respiratória aguda causada por um vírus específico, chamado Influenza, que leva a febre, coriza, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores por todo o corpo. Pode complicar com acometimento de via aérea baixa e/ou infecções bacterianas secundárias que devem ser tratadas por um médico. É importante ressaltar que nem todo sintoma como dor de garganta e febre deve necessariamente ser tratado com antibiótico, já que vimos que podem estar associados a uma infecção viral.
Geralmente, ambos são benignos sendo importante o tratamento para não evoluir com uma doença respiratória grave. O resfriado dura em torno de 2 à 4 dias, tendo seus sintomas diminuídos com o passar dos dias, enquanto a gripe pode durar de 5 à 7 dias.
Além do uso dos medicamentos para o tratamento sintomático, é necessário a ingestão de muito líquido, repouso, uma alimentação balanceada, evitar mudanças bruscas de temperatura e evitar multidões em ambientes fechados.
Então, quando é preciso preocupar com a gripe? Idosos, crianças pequenas, gestantes, obesos e pessoas com doenças como asma, diabetes, anemia falciforme, insuficiência renal ou hepática, câncer e HIV devem sempre procurar atendimento médico para evitar complicações. Pessoas não listadas acima, mas que tenham gripe associada a falta de ar ou um quadro que dure mais que 5 – 7 dias também devem procurar o médico.
Mas o melhor remédio é evitar! O vírus influenza tem vários sorotipos e sofre mutações sempre, tornando a gripe difícil de ser combatida, por isso, todo ano a vacina contra a gripe sofre alterações. Estamos em época de vacinação, e é importante a procura principalmente por criança entre 6 meses e 5 anos, idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas e profissionais da saúde.


Além disso, alguns outros cuidados simples pode evitar a gripe como: Lavar as mãos com frequência, ventilar os ambientes, proteger a boca ao tossir e tomar bastante água!



Nenhum comentário:

Postar um comentário