sexta-feira, 18 de maio de 2018



Sinais clínicos

SINAL DE TROISIER OU GÂNGLIO DE VIRCHOW



Adenomegalia unilateral na fossa supraclavicular esquerda pode ser um sinal de malignidades intra-abdominais (em geral do trato gastrointestinal, sendo o mais comum o câncer gástrico). Esse achado é conhecido como sinal de Troisier ou gânglio de Virchow.
Ao examinar essa região, posicione o paciente sentado, olhando para frente e peça a ele que realize a manobra de Valsalva, de modo a tornar as cadeias linfáticas mais superficiais e facilitar sua palpação.
O envolvimento de linfonodos regionais por células tumorais é bastante frequente em alguns carcinomas e em outros tumores. A extensão desse comprometimento constitui um dos elementos do estadiamento, e tem importância prognóstica. Os gânglios têm consistência endurecida, não são dolorosos, e são aderentes a planos profundos e a outros gânglios.



Vale lembrar que devemos nos atentar às seguintes características quando detectar um linfonodo:
1) tamanho; 2) consistência; 3) sensibilidade à dor; 4) adesão a outros linfonodos e aos planos corporais. Outras características válidas de serem descritas são a mobilidade do linfonodo e as condições da pele adjacente, como coloração, integridade e presença de secreção.


PORTO, C.C. Semiologia Médica. 7ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2014.

Acadêmicas: Leandra Amarante e Geovana Kloss

Nenhum comentário:

Postar um comentário