MEDICINA PARA LEIGOS: OLHO SECO
O olho seco é uma doença causada por diversos fatores, que afetam as lágrimas e a superfície ocular, diretamente ou indiretamente, levando a uma alteração do volume ou função da lágrima.
Alguns desses fatores de risco são a idade, principalmente, após os 40 anos, o sexo feminino devido a questões hormonais, o uso de cigarro, porque a fumaça irrita diretamente o olho, além da diabetes, estresse, uso de lentes de contato, e de medicamentos antidepressivos e antipsicóticos. Outro importante fator, e, que está causando um aumento dessa doença, é a leitura em telas eletrônicas por longo tempo, porque, normalmente, nós piscamos 25 vezes por minuto e quando estamos lendo, podemos chegar a piscar somente uma vez por minuto, o que favorece a evaporação da lágrima.
Então a pessoa que está sofrendo com essa doença, vai ter uma vermelhidão difusa no olho, uma sensação de corpo estranho, “areia nos olhos”, e queimação que pioram ao longo do dia, uma coceira nos olhos e sensibilidade à luz.
O tratamento, então, vai ter como objetivo reestabelecer a fisiologia normal da lágrima e da superfície ocular e vai variar de acordo com a gravidade da doença, mas a grande maioria das pessoas já irão se sentir bem melhor somente mudando de ambientes com pouca umidade como os com ar condicionado, substituindo as lentes de contato por óculos, diminuindo o tempo em frente às telas eletrônicas, fazendo a higiene dos olhos e, quando for necessário, usando colírios lubrificantes.
Referência: BOWLING, Bradi & KANSKI, Jack J. Oftalmologia Clínica: Uma abordagem sistêmica. Editora Elsevier, 8 edição. 2016
Acadêmicos: Fillipe Laignier e Abner Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário