quarta-feira, 30 de maio de 2018

Medicina para leigos - Síndrome do Túnel do Carpo




A síndrome do túnel do carpo é uma doença causada pela compressão de um nervo que se localiza no canal do carpo, uma região que se localiza entre a mão e o antebraço. Qualquer situação que aumente a pressão nessa área repetidamente, como tocar instrumentos musicais e digitar, pode acarretar a essa doença.
Os principais sintomas dessa doença são formigamentos e dormências na região do punho que ocorrem, principalmente, pela noite. Esses sintomas dificultam ações simples dos pacientes como, por exemplo, segurar um copo.
Para diagnóstico, existem dois testes que nos indicam alta probabilidade: Teste de Phalen e teste de Tinel. No teste de Phalen o paciente deve dobrar o punho e permanecer com ele flexionado por um minuto, piorando os sintomas. No teste de Tinel, o médico percute o nervo que passa nessa região, gerando choque e formigamento. Em alguns casos de diagnóstico mais difícil, a eletroneumiografia pode ser solicitada.
O tratamento se baseia na administração de AINEs (anti-inflamatórios não esteroidais) e implantação de órtese para imobilizar o pulso.


KAROLCZAK, A. P. B. et al. Síndrome do Túnel do Carpo. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v.9, n.2, p. 117-122, dez. 2005.

Ligantes: Abner Machado e Fillipe Laignier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário