VERTIGEM E LABIRINTITE
Você sabe o que são vertigem e labirintite? São sinônimos? São coisas diferentes? A LACliM vai tirar as suas dúvidas e ainda vai te dar alternativas de tratamento.
Primeiramente, vertigem é uma tonteira rotatória, ou seja, é um sintoma que pode estar presente em várias doenças. A labirintite é uma dessas doenças, trata-se de um processo agudo, que geralmente ocorre após uma infecção respiratória e além de vertigem também causa náuseas, vômitos e instabilidade de marcha sem perda auditiva.
O tratamento pode ser feito com glicocorticoides, anti-heméticos, bloqueadores dos canais de cálcio e manobras vestibulares. As medicações são amplamente utilizadas, principalmente por idosos, pois são facilmente adquiridas em farmácias. Os bloqueadores de canais de cálcio, como a Cinarizina e Flunarizina são os mais utilizados, mas o que poucos sabem é que seu uso prolongado pode induzir parkinsonismo e depressão, e por isso é fundamental acompanhamento médico. As manobras vestibulares, por sua vez, não são muito conhecidas, mas possuem índices de cura próximos a 100%, principalmente quando realizadas várias vezes. Consitem na realização de determinados movimentos com a cabeça que alteram o líquido presente dentro dos nossos ouvidos para poder corrigir a causa das tonturas, pois nosso ouvido é o centro do equilíbrio do nosso corpo
Outra doença em que a vertigem é o principal sintoma é a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), que, como sugere o nome, causa episódios de vertigem que dependem da posição. Ela acontece devido a liberação de cristais de carbonato de cálcio no líquido do nosso ouvido, o que causa um desbalanço em relação ao ouvido contralateral, provocando a sensação de vertigem. Muitos médicos tratam essa doença com medicamentos, mas o tratamento mais eficiente é também realizado com manobras vestibulares.
As manobras utilizadas no tratamento das doenças citadas nesse texto são: Manobra de Dix-Hallpaike, Manobra de Epley, Manobra de Semont e Manobra de Brandt-Daroft. Clique nos links para ver como essas manobras são realizadas detalhadamente, mas, antes de realizá-las, consulte seu médico para saber qual delas é a mais indicada e adequada para você
Ligantes André e Lilia
LINKS:Manobra de Dix-Hallpaike: https://www.youtube.com/watch?v=P2Jdb8h9MHo
Manobra de Epley: https://www.youtube.com/watch?v=IJT6jnuQSEE
Manobra de Semont: https://www.youtube.com/watch?v=H0OrY44mL_E
Manobra de Brandt-Daroft: https://www.youtube.com/watch?v=laRHBIN-tgY
Leituras Recomendadas: http://www.scielo.br/pdf/anp/v59n2B/a31v592b
http://www.ufjf.br/nates/files/2009/12/062-073.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário