terça-feira, 9 de agosto de 2016

QUANDO DESCONFIAR E TER CERTEZA DE UMA GESTAÇÃO?

O diagnóstico de gravidez pode ser clínico, laboratorial e ultrassonográfico. O conhecimento popular acerca deste tema é bem prevalente, então queremos neste post não apenas citar mas também explicar o motivo pelo qual os sintomas ocorrem! Para isso, limitaremos a falar sobre o diagnóstico clinico!

Podemos o dividir basicamente em 4 tópicos. (Sintomas e sinais de presunção, Sinais de probabilidade e sinais de certeza).

1. Sintomas de presunção. Normalmente são as queixas iniciais mais frequentes da grávida. Seriam:

a. Náuseas:são ocasionadas pela adaptação materna ao hormônio produzido durante a gestação, a gonadotrofina coriônica humana.

b. Polaciúria (aumento do número de vezes que vai ao banheiro): com o crescimento uterino ocorre um compressão da bexiga, o que leva a uma menor capacidade em reter e acumular a urina. Com isso a gestante vai mais vezes ao banheiro, mas tendo um volume urinário menor (polaciúria).

c. Fadiga e sonolência: isso ocorre devido a uma vasodilatação,aumenta o volume de sangue que passa em alguns lugares do organismo materno, ocasionando uma redução do fluxo sanguíneo e estes sintomas.

d. Percepção da MÂE aos movimentos fetais. Se for a primeira gestação esses movimentos podem ser percebidos em torno da 20 semana. Agora em uma gestante que já teve gestações anteriores podem ser percebidos em torno da 16 semana.

2. Sinais de Presunção: São alterações que muitas vezes podem ser notadas e não apenas relatas pela gestante!

a. Atraso menstrual: normalmente este é o primeiro a ser notado! Ocorre devido a manutenção da Progesterona (tipo de hormônio)  pelo organismo evitando assim a descamação uterina e perda do bebê.

b. Modificação mamárias: as mamas ficam doloridas devido ao maior volume de sangue; escurecimento da região do mamilo; podem sair secreções que chamamos de colostro; o aumento da circulação das veias permite observar uma rede sob a pele transparente; os limites mamários podem ficar imprecisos.

c. Alterações do muco cervical (secreção): Com o aumento da progesterona irá ocorrer uma mudança no padrão de cristalização, alterando a aparência da secreção.

d. E por última as alterações cutâneas, que ocorrem devido a uma hiperpigmentação decorrente do aumento de melanina. São o cloasma gravídico, que aparece na região facial como manchas escurecidas e a linha nigra que aparece na região medial do abdome. 

3. Há ainda os Sinais de probabilidade, que são decorrentes das transformações da forma do corpo devido a gestação. E são encontrados durante o exame clínico ou no toque vaginal pelo médico!

4. Já os sinais de certeza são os mais fidedignos da gestação. São eles:

a. Ausculta dos batimentos fetais: É o mais utilizado, e gera grande ansiedade para a gestante. Então é sempre bom lembrar que pelo aparelho (Sonar Doppler) os batimentos serão ouvidos a partir da 12 semana de gestação e pelo Pinard só pela 20 semana.

b. Percepção indireta do feto, através do toque vaginal, a partir da 14 semana. E a percepção dos movimentos fetais pelo MÉDICO a partir da 20 semana.

Existe ainda o exame laboratorial no qual se faz a dosagem do BHCG . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário