segunda-feira, 4 de abril de 2016

GASTRITE

Em várias rodas de conversa, muitas pessoas reclamam de gastrite ou mesmo outros desconfortos gástricos e/ou abdominais como se fossem quadros patológicos iguais. Muitas vezes confundida como uma azia simples, a gastrite é uma doença que vem aumentando sua presença na população brasileira ao longo do tempo.Mas, eaí, o que é gastrite e como podemos evitá-la ou controlá-la?
A gastrite é uma inflamação (irritação e inchaço)do revestimento do estômago. Ela pode durar pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode durar de meses a anos (gastrite crônica). 
Existem muitas causas para a gastrite e as mais comuns são:
  Álcool;
Infecção no estômago pela bactéria Helicobacterpylori(causa mais comum);
Medicamentos como aspirina e outras drogas anti-inflamatórias (AINEs) não esteroidais, como dipirona, diclofenaco, ibuprofeno, dentre outros;
Fumo;
Idade: quanto mais velha a pessoa for, mais chances ela tem de desenvolver gastrite, pois, o revestimento do estômago tende a ficar mais flácido com o decorrer dos anos. Além disso, adultos mais velhos também têm mais chances de serem infectados por bactérias e vírus ou de desenvolver doenças autoimunes que causam danos à parede estomacal;
Estresse.
          As causas menos comuns são:
   Distúrbios autoimunes (tais como anemia perniciosa);
  Refluxo da bile no estômago;
   Ingestão de substâncias corrosivas (como venenos) ou que causam queimaduras;
  Produção excessiva de ácido gástrico;
  Infecção viral, principalmente em pessoas com sistema imunológico fraco, como em    portadores do HIV/AIDS.
Muitas vezes a gastrite apresenta-se com poucos sintomas que são ignorados pelos doentes.Mas quando presentes, os mais comuns são:

Sensação de indigestão,
Queimação,
Azia,
Náuseas e/ou vômitos
Dores abdominais.
Em casos mais graves, podem ocorrer sangramentos que poderão causar vômitos com sangue ou mesmo fezes escuras.


Na presença desses desconfortos, procure o médico para um diagnóstico correto a partir de uma boa consulta e exames específicos. O tratamento é baseado na resolução da causa que esta propiciando o desenvolvimento da gastrite.No caso na Helicobacterpylori, utiliza-se antibióticos juntamente com antiácidos.Em outras situações, usa-se apenas medicamentos que diminuem a produção da acidez estomacal, como o omeprazol. Sendo que, em todos os casos, recomenda-se evitar situações de estresse e o uso de agentes irritantes por longos períodos, tais como aspirinas, drogas anti-inflamatórias e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.Um bom controle da gastrite é possível a partir da adesão ao tratamento e as orientações quanto a uma boa alimentação e fatores de risco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário